Sessão solene abre encontro de museólogos
As preocupações com a Cultura local vão estar em destaque até quarta-feira (12). Com o tema Identidade, Memória e Contemporaneidade, começou ontem (9), na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o 30º Encontro Regional do Núcleo de Estudos Museológicos.
Durante os três dias, especialistas e membros dos setores culturais do município discutirão a preservação, conservação e soluções para o drama que vivem os museus na cidade e localidades vizinhas. O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Cultura, Núcleo de Estudos Museológicos (Nemu) e secretaria de Cultura e Artes da Universidade Federal de Santa Catarina.
A sessão solene de abertura contou com a apresentação da Orquestra de Câmara do Centro Empresarial de Brusque, que tocou o hino do município para um auditório lotado e pelos integrantes da mesa de autoridades, onde estavam a presidente da câmara de vereadores, Paulina Coelho Härle, o prefeito eleito, Paulo Eccel, o coordenador do Nemu, Francisco do Valle Pereira, o presidente da Sociedade Amigos de Brusque (mantenedora da Casa de Brusque) Antonio Cervi, além do museólogo Marcelo Bernardo Cunha e o mediador da câmara temática de Museus e Arquivos Históricos, Sérgio Luiz Valle.
Um dos pontos altos dos discursos no evento, que teve a mediação do presidente do CMC, Paulo Vendelino Kons, foi as palavras do futuro prefeito, que se comprometeu a dar apoio incondicional às ações culturais no município. Principalmente no que diz respeito à preservação dos museus e da Casa de Brusque.



